Nome Científico: Julidochromis transcriptus Nome Comum: Juli Mascarado Origem: Lago Tanganyika, geralmente encontrado na República do Congo Tamanho: 7 cm pH: 8,5 GH:14°
Família: Cichlidae Sub família: Pseudocrenilabrinae Ordem: Perciformers (Percas) Classe: Actinopterygii (peixes com raios nas barbatanas) Tamanho Max: 13cm Ambiente: Bentopelágico Origem: Lago Tanganika Tempo mínimo de duplicação da população menor que 15 meses. Tamanho do aquário: 60 litros ou mais.
Julidochromis ornatus, Julidochromis dickfeldi, Julidochromis transcryptus, Julidochromis marlieri e Julidochromis regani, essas espécies formam um gênero que é um dos mais populares peixes do lago Tanganika que são criados em aquários. São peixes bem diferentes tanto pelo seu comportamento e cor, mas principalmente por sua forma. Existem diferentes padrões e colorações .nomes científicos derivam do latim, neste caso deriva de JULIDO ou JULIDINE (labrídeo) e CHROMIS da antiga designação de cor. É um ciclídeo que vive no Lago Tanganica, a uma profundidade entre dois e vinte metros em grande conjugação com o substrato rochoso onde realiza as suas posturas. Alimenta-se de microorganismos que colonizam a cobertura vegetal da superfície dessas zonas rochosas e expostas a luz incidente da superfície. pH de 8 a 9 GH de 5,1 kH de 3,5 Temperatura: 27.5 a 29º.C na superfície e 26º. C aos 10 m de profundidade. É uma espécie territorial de corpo esguio e cilíndrico, possuindo uma coloração mimética que o camufla. Seu tamanho não ultrapassa os 15 cm de comprimento na natureza. A desova é feita numa cavidade do substrato rochoso, sendo a postura guardada pelo casal, continuando a cuidar da sua descendência mesmo depois da eclosão dos ovos.
Essas espécies são pouco estudadas, uma série de espécies ainda sem nome pode existir. Em grande parte são monogâmicos, no entanto, os maiores machos podem manter um arem, e as maiores fêmeas podem copular com vários machos em vários ninhos. Nos marlieris, as fêmeas são significativamente maiores e muitas vezes dominam o macho. O aquário deve ser decorado com pedras para formar cavernas e passagens como abrigo. È uma espécie bastante agressiva e territorial.
Tipo de localização: Nyanza, Lago Tanganica, no Burundi. Distribuição: Endêmica para o Lago Tanganyika e througout encontrados no lago. Os Regani possuem a mais ampla distribuição de todos os Julies e há muitas variantes geográficas diferentes. Habitat: Preferem o habitat intermédiario, ao longo de uma superfície arenosa. Eles são encontrados em águas rasas geralmente a 10 metros. A água é rica em oxigênio e as rochas proporcionam excelente proteção. Conservação: Julidochromis regani é listada pela União Internacional para a Conservação da Natureza na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas como (LC) Least Concern (2006).
Cuidado!!!
Doenças mais freqüentes: Infecção Bacteriana e Infecção fúngica.